Você sabe como mensurar o sucesso on da sua marca?

Até alguns anos atrás, para uma marca offline, fazer um ‘bom trabalho’ significava superar uma meta de venda, por exemplo. No entanto, medir o sucesso da sua presença digital pode ser um pouco mais abrangente. Isso é, se a sua empresa investe num gerenciamento profissional em redes sociais é mais do que justo que você acompanhe indicadores como crescimento dos perfis, capacidade de engajar com os usuários etc. Mas, como estabelecer pontos de atenção que fogem à vaidade e realmente fazem a diferença?

O processo nem sempre é simples, mas essencial para qualquer trajetória. Para começar, é fundamental que os profissionais envolvidos conheçam a história e, principalmente, os objetivos da marca. A partir daqui cada detalhe deverá ser condizente com essas informações.

O papel da agência

Com esse conteúdo, junto à marca, a agência deve selecionar o que faz sentido acompanhar. Por exemplo, se a sua intenção é tornar a sua marca conhecida e difundida Internet afora, ganhar novos seguidores pode ser um grande trunfo na carteira. Agora, se age para vender um número limitado de produtos específicos, atingir pessoas específicas, interessadas, pode ser mais inteligente do que um número indiscriminado, entre inúmeras outras necessidades.

A partir daí, o trabalho tende a ficar fluido e, se em conjunto agência-cliente ainda mais assertivo. As métricas ditarão o que é preciso focar, acompanhar e, ainda, quando necessário provocar as atualizações. Melhorias essas que num mercado tão mutável quanto o nosso, igualmente, é papel de uma boa agência estar atenta.

Relatórios mensais

Para além do dia a dia, relatórios mensais são uma forma eficaz e direta de monitorar o que tem sido feito, os investimentos feitos e o cuidado que é aplicado ao trabalho. O documento reflete o que e como aconteceu, dentro de um período específico, e o impacto disso. Além dos números, pode explicar porquês, apontar as preferências do seu público e com isso o que ele espera. Traz informações sobre determinadas campanhas, seus objetivos e até tendências futuras.